A tira em questão foi publicada semanalmente pelos jornais New York American e New York Herald, do dia 15 de outubro de 1905 ao dia 30 de abril de 1913.
Winsor McCay nasceu no dia 26 de setembro de 1867, nos Estados Unidos. A principal importância do cartunista foi a de ele ser o primeiro a utilizar as técnicas dos desenhos animados, que anos mais tarde foi utilizada por Walt Disney.
107th anniversary of Winsor McCay's Little Nemo in
107th anniversary of Winsor McCay's Little Nemo in 107th anniversary of Winsor McCay's Little Nemo in Slumberland - Google Doodle
Depois de ter estudado Artes por 3 anos em Chicago, Winsor passou a se dedicar amplamente na criação de tiras em quadrinhos. Ele acabou influenciando cartunistas como Chris Ware, Moebius, Maurice Sendak e William Joyce.
Por causa de toda a sua importância para a história da animação, Winsor McCay acabou dando nome a um dos principais prêmios de animação hoje em dia, o Winsor McCay Awards, prêmio que é oferecido aos principais profissionais que contribuíram com a área de animação.
Seu trabalho nas tiras de jornal influenciou gerações de artistas, incluindo nomes como Moebius, Chris Ware, William Joyce e Maurice Sendak.
Winsor McCay acabou falecendo aos 66 anos, mais precisamente no dia 26 de junho de 1934Winsor McCay (26 de setembro de 1869 – 26 de julho de 1934) foi um cartunista e animador norte-americano. Artista prolífico, McCay foi pioneiro na técnica de desenhos animados, criando um padrão que seria seguido por Walt Disney e outros em décadas seguintes. Suas duas criações mais conhecidas foram a tira semanal Little Nemo in Slumberland, publicada de 1905 a 1914 e de 1924 a 1927, e a animação Gertie the Dinosaur, criada em 1914.